Bolo de Limão e Lavanda (alfazema)

Olá meus docinhos!! Prontos para mais uma semana? siiiiimmm  (nãoooooo). Pelo menos não com este frio!! eu acho que, se for escrever-vos da varanda é capaz de estar mais quentinho do que aqui dentro... pelo menos o nariz está à Rena Rudolfo e os dedos estão tão frios que já nem sei se é frio ou muito calor de tanto arderem... vá...se calhar estou a exagerar um cadinho...mas...e quê?? quem me proíbe?? quem quem? :) Hoje ouvi dizer que é dia mundial do riso ou da gargalhada... -E o que é que isso me interessa? Perguntam vocês... pois bem... não interessa nada... mas apeteceu-me dizer-vos ehehe 

Oh Cátia cala-te lá e dá-nos mas é a receita do bolooooooo!! 

Ok Ok!! aqui vai!! que impacientes :D


Bolo de Limão com Lavanda







Ingredientes:

5 ovos tamanho L
10 colheres de sopa de açúcar branco
10 colheres de sopa de farinha com fermento 
1 iogurte natural
75 gr de margarina + 1 colher de sopa rasa de óleo
1 colher de chá de lavanda seca 
sumo e raspa de um limão grande(podem subsituir por aroma de limão, mas não será certamente a mesma coisa, mas para quem gentilmente me pediu alternativas a citrinos pela acidez...foi a solução mais próxima do resultado final , a que cheguei)... 

Faz-se assim:


Pré-aqueçam o forno nos 180ºc /untem uma forma com buraco e arredondada de 25 cm diâmetro, com manteiga e farinha.

Separem as gemas das claras.

Batam as gemas com o açúcar até estar com o dobro do volume (8min a 10 min) e não sentirem tanto o açúcar.

Neste entretanto podem bater as claras em castelo firme mas não muito duro!só até fazerem o truque de virar a taça e o castelo não vos cair em cima ,e guardem no frigorífico :)

Derretam a margarina no microondas durante uns segundos e juntem-lhe a colher de óleo.
Juntem o iogurte ao preparado de gemas e continuem a bater.
Juntem-lhe a lavanda, limão e raspas e envolvam.

Adicionem levemente sem bater, a farinha peneirada, só envolvendo para não libertar o glúten e poder ficar denso e pesado no final!

Numa beirinha adicionem a mistura da margarina com óleo já mornos e envolvam. (eu costumo colocar a manteiga ou margarina antes da farinha, depende de como quero o bolo e creio que, aqui, margarina é melhor pois o bolo não fica seco, e juntei a margarina após a farinha e gostei do resultado!!)

Juntem as claras em castelo e envolvam até não encontrarem vestígios de claras na mistura , mas não mexam, é envolver, como nos filmes românticos em que a mulher é envolvida pelo cavaleiro, com firmeza mas suavidade :)
Levar ao forno uns 25 min a 35...aqui vai depender do vosso forno não ser louco como o meu, se após 20 min notarem que o bolo está a ganhar cor a mais, abram(só após 20min) e coloquem uma folha de alumíniopor cima para que não queime e deixem mais uns min. façam o teste do palito, se sair limpo, mas com apenas uns gruminhos de bolo, desliguem , retirem do forno e esperem 5min até o tirarem da forma.

Virem-no num prato de servir e vertam o glacê ainda com o bolo morno mas não quente, ou não conseguirão o efeito desejado :)


Para o glacê, podem usar de compra (foi o meu caso, porque já tinha comprado há uns tempos para outra coisa que nem resultou :D ) mas podem fazer , é sempre melhor:

Ingredientes: 


1clara de ovo xl ou L
150 gr de açúcar em pó
Gotas de limão

Misturar tudo e ver a consistência, para mais líquido menos açúcar, mais grosso, mais açúcar...tendo em conta que passando uns min ele próprio vai secar por si...nunca o deixem demasiado grosso...podem juntar mais limão se ficar demasiado grosso, mas no fundo é algo simples e feito com algum senso comum, e sexto sentido , verão logo a consistência certa . Mal possa começarei a fazer vídeos destes passos que me são simples(às vezes :D ) , mas que para quem lê, pode não parecer... mas é!! acreditem :) beijinhos meus docinhos!!

Ah!!decorem com o glacê, algumas pitadas da lavanda e um morango cortado, ou lavanda fresca se tiverem, ou como bem entenderem e preferirem :) o importante é serem felizes na cozinha!Na vida!

Já sabem...sejam imensamente felizes, e façam alguém feliz :) Boa semana a todos e muito obrigada por estarem desse lado :) qualquer dúvida, contactem-me pelo e-mail aqui fornecido no blog, ou na página do facebook :)

Comentários

que aspeto delicioso um bolo mesmo perfeito com a cobertura perfeita.


O Cantinho dos Gulosos
Inês disse…
Ai que aspecto tão fofo e lindo! :D
Acabei de lanchar, mas ainda assim arranjava aqui espaço para uma fatia, ou duas, ou...
Beijinhos e boa semana :)
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Ai, esse bolo parece absolutamente delicioso!Tem uma cor linda! As fotos estão fantásticas! Aqui também está um frio de rachar! Este ano tivemos um inverno rigoroso, mau tempo, frio, furações! Já tenho saudades de um solinho! Beijocas
Luisa Alexandra disse…
Maravilha de bolo, ficou mesmo elegante!
Pam disse…
Love that lemon cake and with lavender, it has to be delicious! Very pretty too. I hear you about being cold! It's -6° Fahrenheit here now. Keep warm and have a great week! Kisses to you!
São Ribeiro disse…
Ficou um bolo lindo, nunca usei lavanda deve dar um sabor diferente
Boa semana
Diogo Marques disse…
Adorei a cor e a forma como fizeste a cobertura :) Lindo!
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
-
Joana disse…
Com um bolinho assim a semana até corre melhor!
Adoro bolos com citrinos, este parece uma perdição.
Um beijinho
Unknown disse…
Aqui estou eu a conhecer o teu cantinho. Que maravilha de bolo, parece que ficou bem fofinho :) Adorei o teu cantinho, vou seguir e voltar mais vezes :) Beijinho

Telma Correia
Cozinha pra 3
Ana e Carla disse…
o aspeto é bombastico! :p
vou fazer para meu filhote :) adorei a ideia de não ter gordura :)
bjs
Carla
http://cromasdacozinha.blogspot.pt/